Algumas empresas permanecem ligadas aos seus sistemas telefônicos tradicionais PSTN apesar das comprovadas vantagens da atual telefonia baseada em internet, como o VoIP. Para a maioria das empresas, esta tendência parece ter origem no temor em ter o serviço interrompido o serviço de telefonia, seja durante uma queda de luz ou interrupção no serviço de internet.

Mas, até mesmo empresas que colocam a maior prioridade na estabilidade de seu serviço de telefonia não deveriam mais se sentir apegados as suas linhas telefônicas comuns, pois sistemas de VoIP desenhados para eliminar tais preocupações já existem.

Isso significa que, em adição aos conhecidos ganhos associados ao sistema de telefonia VoIP para negócios, preocupações com estabilidade estão mitigadas.

Durante uma interrupção, aqui estão várias maneiras pelas quais sua conectividade pode ser assegurada com um sistema de telefone VoIP:

  • Use o provedor para rotear chamadas para outros telefones (incluindo telefonia celular)
  • Invista em um PABX IP local com um sistema de conectividade PSTN de emergência.
  • Explore o uso de nobreaks e outros sistemas de força ininterrupta.
  • Use um backup ou fornecedor alternativo de serviços de Internet.
  • Estabeleça uma conexão de backup entre o seu telefone pessoal e o cabo de internet.

Assim as empresas podem garantir que as suas comunicações estejam tão seguras como se estivessem utilizando PSTN.

Ao implementar um sistema de telefone VoIP, sua empresa usufrui de inúmeros benefícios, entre eles:

Melhoria de produtividade – Com o sistema de Presença, controle de ligações por desktop e gerenciamento de ramais, entre outros recursos.

Escalabilidade – Com sistemas VoIP, empresas podem acomodar crescimento sem a adição de novas linhas fixas.

Mobilidade – Sistemas modernos de VoIP possuem funcionalidades mais amplas e maior do que sistemas de telefone projetados para o PSTN.

Economia de Custos – Com os troncos SIP usados nos sistemas VoIP, empresas estão a salvo de gastos desnecessários com capacidade não utilizada.

 

VoIP X PSTN: Principais diferenças

PSTNVoIP
  • Linhas Dedicadas
  • Todos os canais de transitar de uma conexão Internet
  • Cada linha é 64kbps (em cada sentido)

 

  • A compressão pode resultar em 10Kbps (em cada sentido)
  • Ao fazer uma chamada de emergências é possível rastrear a localização
  • Em chamadas de emergência nem sempre pode ser atribuída a uma localização geográfica específica
  • Possui chamada em espera, Identificador de chamadas, entre outros, a um custo extra
  • Chamada em espera, Identificador de chamadas, entre outros, incluídos no serviço
  • Telefones fixos com fio, permanecem ativas durante a queda de energia
  • Perda do serviço de telefone, caso haja queda de energia
  • Pode ser atualizado ou ampliada com novos equipamentos e fornecimento de linha
  • Upgrades geralmente requer apenas atualizações de largura de banda e de software
  • Longa distância é geralmente por minuto ou pacotes
  • Longa distância é incluso no preço mensal regular

 

Fonte: 3CX