O que é vulnerabilidade e como proteger sua empresa
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impõe às empresas um cuidado redobrado com os dados corporativos. Nesse sentido, é preciso, dentre outras ações, entender o que é vulnerabilidade e proteger o seu negócio de qualquer brecha de segurança.
Neste guia, vamos explicar o conceito de vulnerabilidade e mostrar como sua empresa pode se defender de ataques de hackers, vazamento de dados e outros problemas relacionados à segurança da informação.
O conteúdo que preparamos para você, além de ser muito útil em tempos de transformação digital, é exclusivo. Então, não deixe de acompanhar a leitura!
O que é vulnerabilidade de segurança?
Podemos definir a vulnerabilidade como as falhas de segurança que comprometem a integridade de equipamentos e sistemas (ativos de TI), deixando os dados da empresa suscetíveis a ações de hackers.
Para ficar mais fácil de entender o que é vulnerabilidade, ela pode ser representada por fatores que facilitem invasões e acessos não autorizados a sistemas, além de roubo de dados.
Essas vulnerabilidades abrangem softwares mal configurados, equipamentos com programas desatualizados e arquivos internos expostos a qualquer usuário.
Em suma, vulnerabilidades (ou brechas) de segurança correspondem a pontos da infraestrutura de TI que acabam facilitando o acesso — por usuários não autorizados — aos recursos do negócio.
As vulnerabilidades de segurança facilitam ações maliciosas de hackers, estes que invadem os sistemas com diversas intenções. Abaixo destacamos as principais delas.
- Interromper ou prejudicar o acesso a sistemas e serviços;
- Articular invasões de outros computadores;
- Cortar o sinal de câmeras de vigilância;
- Acessar dados sigilosos de empresas e usuários;
- Roubar dados pessoais;
- Sequestrar dados corporativos que sejam essenciais para as operações da empresa.
As vulnerabilidades de segurança surgem, geralmente, tanto por falta de treinamento dos profissionais de TI quanto pelo uso incorreto de soluções tecnológicas.
Deixar arquivos expostos publicamente, por exemplo, é um sinal de que a rotina da organização não segue à risca critérios que garantam a segurança da informação.
Agora que já sabemos o que é vulnerabilidade, vamos conhecer os tipos mais comuns a que sua empresa pode estar sujeita.
Vulnerabilidades mais comuns no ambiente corporativo
O pontapé inicial para evitar que alguma vulnerabilidade de segurança cause prejuízos ao seu negócio é conhecendo as fragilidades mais comuns. Então, vamos lá?
Utilização de hardwares antigos e softwares desatualizados
Utilizar hardwares antigos compromete a produtividade do time de TI, além de expor a empresa a gaps que equipamentos mais modernos evitariam.
Softwares desatualizados também representam outro problema quando o assunto é vulnerabilidade de segurança.
Eles são os grandes vilões de roubos e sequestros de dados. Portanto, é imprescindível manter os sistemas operacionais de computadores, celulares e tablets sempre atualizados em sua última versão.
Negligência às credenciais de segurança
A importância de adotar senhas fortes no contexto corporativo é de conhecimento de (praticamente) todos, mas na prática isso não acontece.
A autenticação e a criptografia para acessar dados sensíveis da sua empresa é imprescindível.
Portanto, seu negócio deve contar com uma política de segurança que garanta o acesso seguro a esses dados.
Backup ineficiente
A aplicação de um bom backup é um fator-chave para a garantia da integridade dos dados da sua empresa.
Fato é que muitas empresas mantêm backups em servidores físicos e HDs, o que é muito arriscado, porque, caso algum problema afete essas mídias, o serviço pode ser perdido.
Para evitar vulnerabilidades, o ideal é manter o backup em nuvem e, se possível, gerenciado por uma empresa que ofereça serviços de excelência.
Dicas para fazer uma gestão de vulnerabilidades eficiente
Sabido o que é vulnerabilidade e seus principais tipos, vamos mostrar agora como proteger sua empresa contra ataques de hackers e vazamento de dados.
Uma medida que as empresas têm tomado é contratar um suporte especializado na área de Tecnologia da Informação para identificar pontos fracos da rede e proteger os dados do negócio.
Confira, a partir de agora, os principais passos para fazer uma boa gestão de vulnerabilidades.
Ofereça treinamentos e capacitação ao time
Erros humanos são uma porta aberta para vulnerabilidades da rede. Alguns comportamentos (veja lista abaixo!) representam uma brecha para ações de criminosos. Portanto, seu time deve evitá-los.
- Utilizar senhas fracas;
- Não atualizar as senhas com a frequência ideal;
- Transferir arquivos sigilosos por e-mail ou acessar servidores a partir de redes não seguras;
- Vazar informações confidenciais da empresa em conversas com terceiros;
- Abrir anexos de remetentes desconhecidos ou clicar em links suspeitos.
Para manter sua equipe a par de boas práticas que protejam a empresa contra vulnerabilidades de segurança é fundamental oferecer a ela capacitações regulares.
Mantenha os sistemas atualizados
Além de permitir uma melhora na performance do time e, consequentemente, nos resultados da companhia, atualizações de softwares e sistemas operacionais propõem eliminar falhas de segurança.
Então, procure manter esses sistemas sempre atualizados. Assim, fica mais fácil estar em dia com a segurança de dados da sua empresa.
Faça backups de dados regularmente
Uma das melhores formas de proteger dados e arquivos da sua empresa é realizando backups frequentes em locais seguros.
Há as opções de backup em nuvem e até mesmo em servidores físicos. O que importa é que esses backups não devem ficar na sede da empresa.
Dessa forma, é possível aumentar o nível de segurança dos dados da empresa e garantir a recuperação de informações se necessário.
Assim, seja devido a ações de hackers, problemas técnicos ou desastres, como incêndios e alagamentos, os dados da sua empresa estarão protegidos.
Implemente camadas de segurança
A rede da empresa precisa de fato ser segura. Caso contrário, os dados do negócio ficarão mais suscetíveis a ataques de cibercriminosos.
Por conta disso, além de instruir equipes sobre como proceder para garantir a segurança de dados, é importante apostar em outras camadas de segurança.
Uso de antivírus, firewalls e do recurso de geolocalização para identificar o local de acesso a dispositivos e sistemas da empresa é uma ótima alternativa.
E assim vamos finalizando este guia. Ficou claro o que é vulnerabilidade? Como o assunto tem vários desdobramentos, separamos um conteúdo completo sobre sequestro de dados. Não deixe de ler!