Gestão de ativos de TI: por que é importante?

Com a transformação digital, a tendência é que a maioria das empresas abandone práticas off-line e se renda às tecnologias. Essa mudança está diretamente relacionada ao tema deste guia, que é a gestão de ativos de TI.

Você sabe o que essa gestão representa e por que ela é tão importante para organizações de diferentes segmentos?

Acompanhe a leitura e fique por dentro dos postos-chaves.

O que é gestão de ativos de TI?

Antes de entender o conceito, é importante saber o que são esses ativos. 

Trata-se de todos os elementos de software e hardware de um negócio — e isso abrange desde um mouse a uma licença de um sistema sofisticado. 

A gestão de ativos ainda é bastante subestimada por muitos gestores e essa condição só costuma mudar quando algum problema sério referente à tecnologia acontece na companhia. 

Vale lembrar que é a gestão de ativos de TI a principal responsável por reagir a incidentes e lidar com vulnerabilidades

Mas, afinal, o que vem a ser a gestão de ativos de TI?

Ela corresponde a um conjunto de ações que identifica quais ativos de TI estão sendo utilizados na empresa, além de onde e como eles são empregados

As funções primordiais da gestão de ativos é administrar com qualidade o ciclo de vida dos ativos, determinando a vida útil dos equipamentos, seus respectivos valores e a depreciação de cada um. 

Cabe ainda à gestão de ativos de TI identificar os softwares instalados nas máquinas, verificando a versão disponível desses programas.

Esse processo de gestão geralmente requer um inventário contendo todos os ativos da organização — hardwares, softwares, redes e dados. 

A partir do registro dessas informações, as tomadas de decisão referentes a compras de equipamentos e segurança de dados, por exemplo, passam a ser mais acertadas. 

A melhor maneira de aplicar a gestão de ativos em uma empresa é praticá-la diariamente. Assim, evitam-se gastos exorbitantes e fora de hora, além de problemas futuros.

Por que a gestão de ativos é tão importante?

A gestão de ativos vai muito além de fazer um mapeamento dos equipamentos e programas da empresa.

Ela impacta diretamente o caixa da organização, na medida em que evita gastos desnecessários com a compra de hardwares e softwares e permite aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. 

Além disso, outra grande vantagem dessa gestão diz respeito a antecipar-se a problemas.

Isso porque ela permite fazer uma análise preditiva, identificando e reparando erros com prontidão e antecedência. 

A gestão de ativos de TI inclui também uma abordagem bem ampla envolvendo toda a infraestrutura de TI, as tecnologias utilizadas, o investimento feito, o que facilita as tomadas de atitude no setor. 

Veja abaixo outras vantagens proporcionadas pela gestão de ativos. 

Melhor aproveitamento dos recursos de TI

É muito comum haver um subaproveitamento — especialmente de hardwares — nas empresas.  Diversas companhias perdem o controle de quantos periféricos, por exemplo, estão disponíveis para uso.

Em vista disso, otimizar a utilização dos recursos de TI é uma vantagem e tanto, possibilitada por uma gestão de ativos eficiente.   

É importante fazer um mapeamento dos equipamentos da empresa, a fim de saber quais estão em uso e por quanto tempo darão conta de atender às demandas. 

Dessa forma, é possível prever o momento ideal para trocar esses dispositivos, evitando interrupção das operações devido ao desgaste dessas ferramentas

Além disso, é importante que todos os sistemas tenham um acompanhamento periódico e um apoio técnico de qualidade de forma que não deixem a equipe “na mão” nem prejudiquem o andamento das atividades da empresa.  

Reforço da segurança de toda a infraestrutura de TI

Quer manter a segurança de todas as informações da sua empresa, e de quebra, dos seus clientes, evitando invasões do sistema e sequestros de informação

Programas de segurança desatualizados e a instalação de malwares são riscos muito comuns e geralmente imperceptíveis em um primeiro momento.  

A gestão de ativos contribui, e muito, para resolver esse tipo de problema, principalmente por meio do acompanhamento de desempenho de firewalls

Gerir softwares de antivírus por meio de ferramentas especializadas é um atributo da gestão de ativos de TI. 

Protegendo os dados da sua empresa e dos seus clientes, sua marca fica em dia com a Lei Geral de Proteção de Dados, evitando multas, punições e a perda de credibilidade perante o público

Redução de custos

Já falamos neste guia que a gestão de ativos impacta o caixa da empresa — e isso envolve obviamente todos os setores da companhia. 

Para isso, é importantíssimo saber quais recursos são utilizados em cada departamento. Assim, fica mais fácil entender onde é possível fazer cortes e o que é realmente necessário comprar.

Além do mais, os investimentos passarão a ser feitos mais criteriosamente, com base em relatórios detalhados. 

Para desenvolver uma gestão de ativos bem-feita, você pode ir em busca das melhores soluções que atendam efetivamente às necessidades específicas da sua marca

Com esse apoio, a partir de um inventário completo e atualizado, é possível conhecer todos os ativos da sua empresa e propor as melhores saídas para os problemas que envolvem esses ativos. 

Ter contato com boas empresas que prestam serviços de TI é importante para melhorar a gestão de ativos, pois elas terão expertise para avaliar — e otimizar — o desempenho dos ativos do seu empreendimento. 

É importante ter em mente que um suporte eficiente envolve mapeamento dos ativos, automação e métricas de produtividade

Conclusão

Empresas que não buscarem soluções inovadoras para a gestão de ativos estarão fadadas ao fracasso, porque não conseguirão acompanhar as novas demandas do mercado

As prestadoras de serviços de tecnologia serão grandes intermediárias da transformação digital e, portanto, da implementação de tecnologia nos mais diversos empreendimentos. 

E assim vamos finalizando mais um guia, pessoal. Antes, porém, vamos fazer uma reflexão?

Como você lida com as tecnologias no seu negócio? Há uma preocupação com a gestão de ativos de TI? A Witec pode ser sua parceira, oferecendo as melhores soluções para as demandas específicas da sua companhia. Acesse nosso site e venha nos conhecer!