Provedor de serviços em nuvem: o que é e como escolher?
Redução de custos com softwares e hardwares, segurança de armazenamento de dados e aperfeiçoamento do trabalho remoto são apenas algumas das vantagens oferecidas por um provedor de nuvem.
Se, até um passado recente no contexto corporativo, as atividades que dependiam de tecnologia costumavam ser centralizadas nos computadores da empresa, com a tecnologia cloud, dados e programas são hospedados na nuvem.
Os serviços em nuvem tornaram-se essenciais para a rotina das empresas modernas e, por conta do grande alcance do tema, este guia é dedicado a ele.
Aqui você vai ficar sabendo o que é um provedor de nuvem, por que motivos vale a pena apostar na tecnologia cloud e como escolher um bom provedor.
Vamos lá?
O que é um provedor de nuvem?
Um provedor de nuvem corresponde a uma empresa contratada para fornecer plataforma, infraestrutura, aplicativos e serviços de armazenamento na nuvem.
Uma maneira mais fácil de entender a contratação de serviços na nuvem é fazendo uma comparação com a conta de luz, por exemplo.
Assim como pagamos às companhias de eletricidade o valor correspondente a quanto utilizamos de energia em nossas casas, com os serviços de nuvem, acontece uma dinâmica semelhante.
As empresas costumam pagar pela quantidade de serviços na nuvem que elas utilizam, de acordo com as demandas do negócio.
Além dessa vantagem possibilitada pelo provedor de nuvem, há outros benefícios que merecem destaque: escalabilidade e flexibilidade (não há limitação geográfica imposta pelos servidores locais).
Razões para escolher os serviços em nuvem
Criar e manter a própria infraestrutura de tecnologia para a empresa funcionar é dispendioso, demorado e complexo, pois exige a utilização de muitos recursos.
Por outro lado, contratando um provedor de nuvem, o time consegue se dedicar mais ao desenvolvimento de seus produtos, impulsionando o negócio.
Geralmente, o provedor de nuvem cobra um valor — anual ou mensal — para o cliente ter acesso aos serviços oferecidos, que incluem: infraestrutura, manutenção, licenciamento, além dos recursos adicionais.
Outro motivo pelo qual vale a pena contratar um provedor de nuvem é a não exigência de grandes conhecimentos em informática para lidar com os serviços de cloud.
Sendo assim, companhias que não dispõem de capital para contratar muitos funcionários de TI ou seus proprietários não têm muito conhecimento na área passam a contar com um suporte técnico sempre que necessário.
Outra vantagem dos serviços de nuvem refere-se a ela ser escalável, como já mencionamos aqui.
Então, diante de qualquer necessidade de atualização, basta alterar o plano de assinatura.
A flexibilidade é outro atributo da nuvem. Ela permite que colaboradores terceirizados ou que estejam trabalhando fora do escritório acessem todos os serviços necessários.
Com a prática do trabalho remoto cada vez mais comum, os serviços de nuvem vêm se mostrando mais necessários.
A segurança também se torna uma grande vantagem da nuvem. Embora muitos contratantes se preocupem com essa questão ao solicitar os serviços de cloud, bons fornecedores costumam tratar a segurança com prioridade máxima.
Muitos provedores se destacam por oferecer criptografia de dados e requisitos de senhas fortes, além de garantir a compatibilidade de seus serviços com a LGPD.
Como escolher um bom provedor de nuvem?
Quando você for contratar um provedor de nuvem para a sua empresa, é imprescindível avaliar sua capacidade e confiabilidade. Afinal, você estará confiando os dados do negócio a ele.
Abaixo listaremos os principais itens que devem ser levados em consideração na hora de escolher o provedor de nuvem ideal para a sua empresa. Confira!
Verifique as tecnologias e o suporte oferecidos
Para uma plataforma de nuvem ser considerada ideal, seus padrões e serviço devem estar alinhados com o ambiente técnico, as cargas horárias e o modelo de gestão da empresa.
Ao escolher o provedor, fique atento se ele tem mecanismos que facilitem a implementação, o gerenciamento e a atualização dos softwares e aplicativos usados na organização.
O provedor ideal é aquele que, dentre outros requisitos, oferece suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Assim, ao entrar em contato com o fornecedor, a qualquer momento, você irá obter assistência rápida de especialistas que deverão estar à disposição para sanar eventuais gargalos que surgirem.
Certifique-se de que o provedor garanta a segurança de dados
O fator segurança de dados deve ser levado em conta com prioridade máxima.
Nesse sentido, é importante verificar com frequência se os padrões de segurança estão em conformidade com a LGPD e se as certificações do provedor são válidas.
Avalie se o provedor oferece um serviço integrado
No momento de optar por um provedor, é importante pensar em termos de ecossistema, e não em um único produto.
Afinal, é bem provável que sua empresa utilize diversas ferramentas digitais, como CRM, ERP, dentre outros.
Então, antes de contratar efetivamente um provedor de nuvem, certifique-se de que ele oferece um serviço integrado com outras plataformas.
Leve em conta o preço cobrado pelo fornecedor
Tão importante quanto escolher os serviços de nuvem a serem contratados é analisar se o preço praticado pelo provedor é justo.
Fechar negócio com um provedor de um país estrangeiro, por exemplo, pode ser cilada, pois os valores pagos serão em dólar e, com as oscilações constantes da moeda, a solução contratada pode sofrer impactos negativos, que irão surtir efeitos inclusive no caixa da sua empresa.
Compare os serviços oferecidos pelo provedor com as reais necessidades da sua empresa
É importantíssimo conhecer os serviços oferecidos pelo provedor, para avaliar se as necessidades da sua empresa serão atendidas por ele.
Vale lembrar que os principais serviços que você precisa considerar são: infraestrutura, software e plataforma.
Se o provedor não disponibilizar esses serviços, busque outro fornecedor, afinal, são esses serviços que irão garantir uma melhor experiência do usuário.
Como a tecnologia cloud é utilizada na sua empresa? Sua empresa conta com um suporte externo? Ele tem funcionado bem e apresentando os resultados esperados?
Se a demanda do seu negócio é um provedor de nuvem, conte com a Witec, que certamente terá uma excelente solução tecnológica para a sua empresa.