Redução de custos em TI: 4 práticas para otimizar 

A redução de custos é um dos maiores desejos de uma empresa, mas quando falamos em tecnologia, um dos maiores ativos de um negócio, otimizar sem impactar a operação é desafiador.

Por ser um setor que naturalmente exige investimentos, caso a aplicação não seja planejada e acompanhada, o resultado pode ser um gasto desperdiçado em processos que poderiam ser otimizados.

A boa notícia é que, apesar de ser um trabalho minucioso, existem saídas para uma redução de custos em TI que não afete a qualidade das soluções ofertadas

O caminho para isso é realizar uma auditoria de TI que contemple todos os processos e sistemas. 

Dessa forma, sua empresa conseguirá identificar quais recursos devem ser implementados, quais podem ser eliminados e quais processos podem ser terceirizados. 

A seguir, veja mais sobre a redução de custos na tecnologia e como você pode otimizar esse setor tão valioso sem sacrificar os resultados do seu negócio. 

Como alcançar a redução de custos em TI? 

Certo, você sabe que está na hora de pensar em redução de custos em TI da sua empresa. Mas como começar? Como selecionar, de forma estratégica, quais investimentos serão cortados e quais ainda são necessários manter?

Abaixo, veja algumas práticas que podem te ajudar a otimizar o investimento nesse setor, mantendo sua operação em funcionamento e seus resultados ainda melhores. 

1. Fazer uma boa gestão de licenças de softwares

Um dos primeiros passos para a redução de custos em TI é justamente analisar quais e quantos sistemas e aplicações sua empresa está utilizando hoje.

Esse processo de gerenciamento de softwares precisa ser um hábito em uma empresa que busca realizar seus investimentos de forma estratégica.

Afinal, estamos falando da área de tecnologia, e bem sabemos como as coisas são ágeis e dinâmicas nesse setor. 

Isso quer dizer que, se ontem eram necessários três programas diferentes para sua equipe realizar uma determinada tarefa, hoje já é possível existir um único software que atenda toda essa demanda de forma centralizada e com maior custo/benefício. 

Por isso, as licenças devem ser frequentemente avaliadas. Apenas sabendo exatamente quanto e onde se está investindo, sua empresa conseguirá otimizar os custos sem impactar negativamente as operações.

Em alguns casos, você pode chegar a conclusão de que determinado sistema já não é mais necessário, eliminando-o. 

Em outros, pode encontrar soluções mais inovadoras que irão substituir sistemas obsoletos, concentrando mais tarefas em um único software.

Esse gerenciamento e regularização pode ser um aliado da redução de custos do seu negócio quando o assunto é investimento em TI. 

2. Cortar custos com telefonia utilizando o VoIP

A comunicação e os canais de contato oferecidos em uma empresa certamente comprometem boa parte dos investimentos em tecnologia. 

Uma forma de reduzir esse custo é adotando o VoIP (Voice over IP). Basicamente, essa é uma tecnologia que permite chamadas telefônicas e transmissões multimídias através da Internet. 

Dessa forma, a linha telefônica tradicional, que pode acarretar em um investimento alto para muitas empresas, já não é mais necessária, já que com o VoIP a companhia consegue fazer e receber ligações ao estar conectado em uma rede

Assim, sua empresa pode fazer até mesmo ligações internacionais de longa distância sem pagar diretamente por cada chamada. 

Uma excelente alternativa para a redução de custos em TI, não é?

3. Investir em cloud computing

É quase impossível que você não tenha ouvido falar em cloud computing na Era da transformação digital. 

Ainda assim, vamos relembrar do que se trata: o cloud computing ou computação na nuvem é uma tecnologia que permite ao usuário acessar sistemas, processar dados e armazenar arquivos e informações por meio da Internet

Basicamente, é uma forma de ter “acesso a sua empresa” independentemente do local em que você estiver ou o dispositivo que estiver utilizando.

Empresas que ainda utilizam servidores locais não conseguem se beneficiar dessas vantagens, além de ter altos custos e responsabilidades para manter as manutenções em dia.

Segundo a Gartner, 70% dos custos de uma empresa em TI estão relacionados com sua infraestrutura. Portanto, migrá-la para a nuvem pode ser uma escolha inteligente para reduzir o investimento e ainda melhorar as operações. 

4. Buscar por soluções de outsourcing para a empresa 

Por fim, um dos melhores caminhos para a redução de custos é a terceirização de serviços de tecnologia, o que é conhecido como outsourcing de TI

Atualmente, independentemente do porte ou nicho de atuação de uma empresa, ela precisa de uma equipe de TI, mesmo que pequena. 

Além disso, também é necessário investimentos em estrutura, equipamentos, profissionais e tantas outras vertentes. Por isso, mesmo com um setor enxuto, manter um time de tecnologia requer custos.

Indo além, mais do que o investimento financeiro, manter uma grande estrutura de TI também exige o investimento de tempo, responsabilidades e monitoramento. 

Isso, muitas vezes, tira o foco total do core business do negócio. 

A alternativa, então, é terceirizar certas demandas, sistemas ou até toda a estrutura de tecnologia de uma empresa. 

Dessa forma, sua empresa não precisa adquirir ou se ocupar com a instalação e manutenção de soluções tecnológicas, por exemplo, pois possui um negócio especializado e contratado para isso. 

Além disso, o outsourcing permite que sua empresa faça contratações escalonáveis, ou seja, é possível investir primeiro apenas no que você precisa e, se houver necessidade, basta “alterar” o plano/pacote/contrato escolhido. 

Isso impacta diretamente na redução de custos, uma vez que já não será necessário grandes investimentos em infraestrutura, mas você irá pagar exatamente por aquilo que seu negócio precisa.

Por fim, outro motivo que torna o outsourcing uma saída tão interessante é que uma empresa que atua com RH, por exemplo, que não tem a tecnologia como core business, pode deixar a gestão da sua tecnologia com uma empresa realmente especializada nisso, que possui profissionais altamente competentes. 

Afinal, a gestão de TI é o core business da empresa de outsourcing. Assim, além de reduzir custos, sua empresa ainda garante um serviço mais eficaz e especializado. 

Muito interessante, não é? 

Então, se você acredita que o outsourcing pode ajudar o seu negócio na redução de custos em TI, aproveite para aprender mais sobre o assunto e entender como essa prestação de serviço funciona na prática com nosso artigo “Outsourcing de TI: sinais de que sua empresa precisa dele“. Confira!