Sua empresa investe em um suporte de TI? Saiba que ele é o grande responsável por manter todas as máquinas, ferramentas e sistemas de um empreendimento em pleno funcionamento.
Por conta disso, o suporte de TI para empresas é fundamental a qualquer organização que tenha ao menos algum tipo de rede de computadores. Especialmente considerando que nos dias de hoje, a tecnologia faz parte da rotina de praticamente todas as empresas.
Pensando na abrangência e importância do tema, preparamos este guia para você, leitor. Vamos começar conceituando o suporte de TI. Siga com a gente!
Afinal, o que é suporte de TI?
O suporte de TI abrange todos os serviços que promovem a implantação, o uso adequado e a manutenção dos recursos tecnológicos de uma empresa.
Em tempos de Quarta Revolução Industrial como o que estamos vivendo, não dá para imaginar uma organização que funcione sem um mínimo apoio das tecnologias, não é mesmo?
Seja um computador, o acesso à Internet para consultar e registrar dados ou até mesmo um software de gestão que auxilie nas atividades diárias da empresa. Fato é que não dá para escapar das tecnologias.
Dessa maneira, não importa o segmento de atuação nem o porte da companhia. Na certa, em algum momento, ela vai precisar de um suporte de TI.
Alguns dos benefícios trazidos pelo suporte de TI são:
- Melhores condições de trabalho a usuários e colaboradores;
- Aumento da produtividade, das vendas e do alcance da marca;
- Foco na estratégia da empresa e no atingimento de metas;
- Setor de TI mais estável, seguro e rápido;
- Redução de custos;
- Constante atualização tecnológica dos recursos da empresa.
É comum que empreendimentos pequenos não tenham condições de ter um setor próprio de tecnologia da informação. Mas isso não significa que os dados da sua empresa vão ficar vulneráveis a falhas de segurança.
Afinal, hoje em dia, há muitas prestadoras de serviços que fazem a terceirização do suporte de TI.
Por que é importante investir em suporte de TI?
As vantagens que citamos acima já mostram o quão importante é investir no suporte de TI para empresas.
Mas, neste tópico, iremos reforçar a importância de apostar nesse serviço de forma a alavancar os resultados da sua marca.
Resolve problemas de infraestrutura
Assim como um imóvel precisa de um alicerce para se manter de pé, o setor tecnológico da sua empresa exige uma infraestrutura para funcionar bem.
Ela é que vai reunir os componentes e serviços que servirão de base para os sistemas de informação do seu empreendimento.
Desses itens, podemos destacar:
- Hardwares, softwares e aplicativos;
- Sistemas operacionais;
- Armazenamento e gestão de dados;
- Serviços integrados;
- Cabeamentos estruturados;
- Wi-Fi;
- Plataforma de comunicação.
Caso eles apresentem alguma falha, é o suporte de TI que também irá solucioná-la, permitindo que a rotina do negócio não pare.
Algumas ações que podem ser feitas nesse sentido são: configuração da rede e dos servidores; backups; recuperação de informações; reparo de hardwares etc.
Com um maior controle dos recursos tecnológicos que possui, a empresa consegue planejar melhor seu crescimento e obter resultados mais satisfatórios.
Dar a devida atenção à infraestrutura de TI possibilita ainda o aumento da vida útil dos equipamentos, graças à possibilidade de programar ações de manutenção.
Implementa a governança de TI na empresa
Podemos entender o conceito de governança de TI como uma série de ações, políticas, regras e processos que coordenam a gestão de ferramentas, recursos e soluções em TI em uma empresa.
O objetivo primordial dessa governança é otimizar a atuação da área de TI, visando materializar os propósitos da organização.
Dentre as atividades inerentes à governança de TI, destacamos:
- Práticas que garantem a segurança da informação nos processos realizados na empresa;
- Disponibilidade e pleno funcionamento das tecnologias da informação;
- Durabilidade do sistema instalado na companhia.
Com um suporte de TI, essas práticas são asseguradas, o que permite otimizar a rotina da organização, tornando as atividades operacionais mais produtivas, estratégicas e ágeis.
Garante a segurança de dados
Dados dos clientes, informações referentes aos processos da empresa, senhas, dados financeiros, todos eles precisam ser protegidos e o suporte de TI é crucial para garantir essa proteção.
Isso porque ele contribui não só com serviços pontuais, mas busca sempre soluções que tornem toda a estrutura da empresa mais protegida.
Veja os principais problemas que a falta de segurança de dados pode trazer à sua empresa:
- Perda ou roubo de dados;
- Inconformidade com a LGPD, o que pode acarretar multas e paralisação das atividades da empresa;
- Prejuízo à reputação da marca;
- Perda de clientes por falta de confiança na companhia;
- Vazamento de dados para a concorrência;
- Desvio de recursos financeiros.
Agora saiba como o suporte de TI pode ajudar a reforçar a segurança da informação no seu empreendimento:
Instalando e atualizando softwares
Uma empresa nunca deve usar programas sem licenças. E a devida instalação (e atualização) desses sistemas é mais um ponto positivo que o suporte de TI traz para a organização.
É muito importante que esses softwares estejam em dia, a fim de evitar que fragilidades estruturais exponham a empresa a riscos.
Definindo senhas mais complexas para evitar vulnerabilidades
As senhas usadas na empresa devem ser formadas por números, letras, caracteres especiais e outros elementos que dificultem a descoberta por scripts automáticos externos.
Outra iniciativa importante com relação às senhas diz respeito a elas serem programadas para expirar com certa constância.
Assim, o sistema da empresa se protege, por exemplo, contra eventuais ações de hackers, resguardando os dados dos clientes e as informações financeiras do negócio.
Fazendo backup de dados e criando níveis de acesso
O suporte de TI pode ficar responsável pelo backup diário ou semanal das informações da empresa, garantindo uma cópia de segurança das informações do negócio.
Outra atitude importante que pode ser designada à equipe de suporte refere-se a criar níveis de acessos aos dados da empresa conforme a hierarquia dos membros do staff.
Nesse sentido, gestores e diretores podem acessar determinados arquivos aos quais colaboradores de outras frentes não terão acesso com seu login e senha.
Utilizando um firewall
Outra medida que o suporte de TI oferece para proteger sua empresa de ataques cibernéticos é instalando um firewall que monitora todo o movimento de entrada e saída da rede.
O firewall age ainda impedindo que tráfegos inadequados sejam realizados. Então, de fato, ele representa mais uma solução eficiente para garantir a segurança de dados do seu empreendimento.
E assim vamos chegando ao fim deste guia. Viu como um suporte de TI é mais que importante para a sua empresa? A Witec, que está no mercado há mais de 15 anos, oferece todos os serviços que foram descritos aqui, além de muitas outras soluções.