Telefonia em nuvem: o futuro da comunicação por voz
A pandemia de Covid-19 tornou urgente a necessidade de se adotar o trabalho remoto. E, se os serviços de nuvem já vinham se popularizando, a realidade pandêmica acelerou esse processo. Obviamente, a telefonia em nuvem não poderia ficar de fora dessa.
Também conhecida como telefonia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), ela corresponde às ligações feitas pela Internet.
A lógica dessa tecnologia é a seguinte: ela converte a voz humana em pacotes de dados, que são transmitidos de um ponto a outro, de forma semelhante ao compartilhamento de textos e imagens que circulam pela web.
Vamos entender melhor o conceito e conhecer as vantagens e tendências da telefonia em nuvem juntos? Então, siga com a gente!
Telefonia em nuvem: entendendo o seu conceito
A telefonia em nuvem é um serviço disponibilizado por empresas de tecnologia que transferem toda a rede de telefonia para a Internet.
Como ela utiliza a rede já instalada na empresa, dispensa investimento em estruturas, como aparelho PABX, cabeamento e manutenção de hardwares.
Já que os serviços que usam a cloud computing, como é o caso da telefonia em nuvem, não armazenam os dados em um local fixo, é possível utilizá-los em qualquer lugar do mundo.
Além do mais, a atualização dos serviços em nuvem pode ser feita em tempo real, uma vez que eles estão conectados à rede.
A tecnologia por trás da telefonia VoIP converte os sinais analógicos das ligações convencionais em dados digitais, o que possibilita o seu envio pela Internet.
Os sinais via telefonia em nuvem podem ser transmitidos de duas maneiras distintas:
- Entre dois sistemas diferentes (um computador e um smartphone, por exemplo);
- Entre um computador e um telefone convencional.
Só por alto, podemos citar estas vantagens da telefonia em nuvem: facilidade de instalação, preço mais em conta, eficiência e otimização da comunicação interna e com o público externo. Vamos entender melhor sobre essas vantagens a seguir.
Quais são as vantagens da telefonia em nuvem?
Agora que já sabemos o conceito do VoIP, vamos conhecer os principais benefícios de utilizá-lo nas empresas.
Menos custos
Utilizar a telefonia em nuvem sai muito mais em conta do que ter uma linha telefônica convencional, já que chamadas de longas distância não recebem tarifa extra quando feitas pela Internet.
Além disso, para ser implantado na empresa, o VoIP não exige compra de novos equipamentos.
Resumindo, gastos com chamadas interurbanas ou internacionais, com infraestrutura e gravação de ligação deixam de fazer sentido.
Melhor qualidade da voz
Ao utilizar uma rede IP, que identifica um computador em uma rede, e a conexão com a Internet para fazer a transmissão de voz, a telefonia em nuvem apresenta qualidade maior na chamada do que um telefonema tradicional.
Para aproveitar o máximo potencial dessa tecnologia, é importante contratar uma operadora VoIP que tenha boa reputação no segmento de atuação.
Maior produtividade
Disponibilizando o VoIP para a sua equipe, ela poderá fazer ligações utilizando qualquer dispositivo com acesso à Internet e em qualquer lugar.
E o que isso tem a ver com produtividade? Tudo!
Afinal, os colaboradores não precisam estar em um local fixo para entrar em contato com clientes e fornecedores, por exemplo.
A produtividade aumenta com a telefonia em nuvem também pelo fato de ela otimizar a implementação de trabalhos à distância e facilitar o acesso a histórico chamadas.
Como se isso não bastasse, caso sua empresa passe a funcionar inclusive em outra cidade, o número do VoIP permanecerá o mesmo. Isso garante a manutenção da produtividade, não é?
Integração entre os sistemas da empresa
Uma das principais vantagens do VoIP é que ele pode ser utilizado por empresas dos mais diversos segmentos.
A telefonia em nuvem pode ainda ser integrada aos sistemas já usados na organização, como banco de dados, CRM e Help Desk (suporte técnico em tecnologia da informação).
Essa integração facilita a troca de informações, diminuindo, consequentemente, o tempo gasto com tarefas repetitivas, como o envio de vários e-mails, por exemplo.
Escalabilidade
Quando uma marca cresce, a demanda por telefonia corporativa tende a acompanhar essa expansão.
Mais uma vez, a utilização da telefonia em nuvem vem para somar, pois com ela é possível incluir novos usuários ou novos ramais de atendimento sem burocracias nem novas despesas.
Com a tecnologia VoIP, é possível colocar em prática, sem tanto sacrifício, as mudanças necessárias ao crescimento de um empreendimento — seja aumentando a aplicabilidade dessa tecnologia ou reduzindo seu uso.
Mais segurança
Como o conteúdo das ligações é transformado em dados, e estes, por sua vez, são transmitidos via IP, isso acaba tornando as chamadas muito mais seguras.
Isso porque o IP pode codificar esses dados com o auxílio da tecnologia VoIP, que é capaz de criptografar as informações compartilhadas nas ligações.
O VoIP permite ainda acessar todo o histórico de chamadas recebidas e realizadas, além de gravar todas as chamadas feitas no seu negócio.
Expectativas para a telefonia em nuvem
Segundo o Grupo Gartner, empresa norte-americana de consultoria tecnológica, a expectativa é de que o uso da telefonia em nuvem alcance 60% das empresas até este ano (2022), conforme matéria do site Terra.
Isso se deve, principalmente, ao contexto pós-pandemia que vem se firmando, no qual estão em pauta, dentre outras questões: LGPD, mobilidade, segurança de dados etc.
Com o local de trabalho se tornando cada vez mais descentralizado, é preciso que os sistemas de uma empresa não deixem os usuários na mão e, portanto, funcionem plenamente em qualquer lugar.
Nesse sentido, a opção de fazer chamadas telefônicas em um notebook, tablet, smartphone, telefone de mesa ou outro dispositivo móvel é imprescindível.
Essa possibilidade dá segurança aos colaboradores e, por conta disso, contribui para que eles desempenhem seu trabalho com mais qualidade.
E aí, ficou convencido da importância de contar com o VoIP na sua empresa? Com essa solução, na certa você vai fazer atendimentos cada vez mais incríveis e ainda poupar dinheiro.
E, quando o assunto é telefonia em nuvem, a Witec pode ajudar você. Conheça nossos serviços e venha ser nosso parceiro.