Backup em nuvem para empresas: 5 opções para considerar
Imagine perder dados importantes do seu negócio. Dá até um certo desespero, não é mesmo? Mas calma! O backup em nuvem evita esse tipo de ocorrência e pode ser a solução para a sua empresa.
Quer ficar por dentro dos principais detalhes dessa tecnologia? Então, não deixe de ler este guia.
Para começar, vamos entender o conceito de backup em nuvem.
Afinal, o que é backup em nuvem?
Antes de entendermos o que é backup em nuvem, é interessante compreender o que significa backup simplesmente.
Apesar de não haver uma tradução literal para a palavra “backup“, podemos entendê-la como “cópia de segurança“, que é usada para proteger os dados mantidos no sistema.
É importante deixar claro que o fato de realizar uma cópia simples de determinado arquivo não irá garantir que essa cópia estará disponível quando precisarem dela.
O backup em nuvem é a cópia de segurança de dados digitais — arquivos, sistemas etc — em um servidor remoto, geralmente hospedado em grandes data centers espalhados pelo mundo, e não na infraestrutura de TI da empresa.
Podemos dizer que o backup na nuvem funciona como um armazenamento na nuvem, permitindo, portanto, arquivar e acessar dados no ambiente da nuvem.
Esse acesso pode acontecer de diferentes maneiras.
Em um nível individual, os dados dos computadores são armazenados na nuvem, e não em um disco ou unidade de rede.Sendo assim, é possível acessar e armazenar dados em qualquer máquina — seja em casa ou no trabalho.
Para isso, basta acessar remotamente o local de armazenamento por meio de um login do cliente.
Já os backups para empresas funcionam de maneira diferente, especialmente devido a políticas de segurança da informação.
Essas cópias de segurança não podem ser acessadas por apps nem por um usuário qualquer.
As corporações geralmente utilizam um esquema de criptografia para os dados armazenados na nuvem e apenas profissionais que atuam no suporte de TI ou segurança da informação têm acesso liberado.
Para finalizar este tópico, vamos elencar os principais riscos que um bom backup evita. São eles:
- Danos causados por acidentes, como incêndio ou tempestade;
- Roubo de dados ou danos na estação de trabalho;
- Falha humana, como a exclusão de um arquivo realizada por um colaborador;
- Erros técnicos resultantes de equipamentos obsoletos;
- Ataques de hackers.
Quais são os tipos de backups existentes
Não existe apenas um tipo de backup. Essa tecnologia vai se aprimorando com os anos e se adaptando a necessidade de cada seguinte. Veja a seguir:
Backup completo
Aqui os arquivos copiados geralmente são colocados em um único arquivo compactado de forma a economizar espaço de armazenamento.
Assim, toda vez que é feito um backup completo, todas as informações de origem serão copiadas em um arquivo totalmente novo.
A desvantagem desse tipo de backup é que seus backups subsequentes acabam copiando arquivos extras que não precisariam ser copiados novamente.
Essas cópias acabam utilizando espaços de armazenamento, além do tempo gasto na execução dos backups.
É óbvio que é possível excluir cópias antigas para liberar espaço para armazenamento, mas isso também demanda tempo.
A principal vantagem do backup completo é a possibilidade de restaurar informações originais, e não apenas recriá-las a partir de blocos de dados já alterados.
Backup incremental
Este tipo realiza um backup completo no primeiro dia e depois, em cada cópia feita, são armazenados apenas os arquivos acrescentados ou modificados no último evento realizado.
Trata-se de um backup muito eficaz.
O cuidado que devemos ter aqui diz respeito a uma eventual necessidade de se fazer uma recuperação de dados.
Caso isso ocorra, será preciso um backup completo, além de todos os backups incrementais realizados, o que exige muito tempo.
E detalhe: se um incremento estiver corrompido, parte do backup pode ser afetada. Daí a necessidade de se fazer backups completos regularmente.
Backup diferencial
Depois de fazer uma cópia completa do arquivo de backup, os backups subsequentes têm o tamanho reduzido, de maneira a diferenciar os arquivos originais do último backup realizado.
Precisou fazer uma recuperação de dados? Você vai necessitar de um backup completo e do último backup diferencial.
Em relação ao backup incremental, este backup é bem mais rápido no que diz respeito à restauração de arquivos.
O que levar em conta ao escolher o backup em nuvem para a sua empresa
Geralmente, quando vamos contratar um novo serviço para nossa empresa, a primeira condição levada em conta é o custo, não é verdade?
E essa lógica não está errada, afinal, devemos optar por uma solução compatível com o orçamento do negócio.
Mas, no momento de escolher o melhor backup para a sua marca, outros critérios devem ser avaliados. Confira os principais deles a partir de agora!
Priorize a segurança da informação
Não importa o tipo de backup escolhido para o seu empreendimento, a segurança da informação é imprescindível para qualquer sistema.
Afinal, as informações corporativas têm de estar protegidas contra vazamento de dados, ataques de hackers, além de outras vulnerabilidades a que a empresa possa estar sujeita.
Vale lembrar que a frequência de realização dos backups deve ser definida conforme as especificidades de cada companhia.
O ideal é que a ferramenta contratada permita que sejam feitos agendamentos de acordo com as reais necessidades do negócio.
Dê preferência a serviços de backup escaláveis
Pense grande. Considere que a sua empresa possa crescer continuamente e, como consequência, produzir mais dados e documentos.
Nesse sentido, a solução de backup contratada deve acompanhar o aumento do volume de dados do seu empreendimento, não se tornando obsoleta rapidamente.
Conte com mais de uma opção de backup em nuvem
O backup em nuvem acontece geralmente de duas maneiras diferentes; por meio de:
- Armazenamento redundante local (LRS);
- Armazenamento georredundante (GRS).
O LRS realiza três replicações dos dados em data centers localizados na mesma região das informações de origem.
Isso assegura baixo custo e eficiência na proteção dos dados para o caso de haver eventuais falhas no servidor.
Já o GRS disponibiliza cópias de dados em uma segunda região, distante do servidor principal, de forma a não haver interrupção na disponibilidade de dados e documentos.
O GRS se mostra muito interessante para proteção contra possíveis falhas de transmissão na região onde funciona a sua empresa.
Valorize as ferramentas de criptografia
A criptografia de dados é uma ótima alternativa para assegurar que as informações e os documentos da sua empresa não serão acessados por qualquer pessoa.
Com a criptografia, só quem possui as chaves corretas é que terá acesso aos dados do negócio. Então, conte sempre com essa ferramenta para garantir a segurança da informação na sua marca.
Opte por backups que garantam armazenamento por muito tempo
Não subestime a necessidade de guardar dados por muito tempo. Pode ser que você nunca precise recuperar dados, mas pode ser que você precise fazê-lo dez anos depois de um evento. Então, busque servidores que armazenem informações a longo prazo.
Exploramos neste guia os principais aspectos do backup em nuvem. Para não perdermos o fôlego da leitura, convidamos você a entrar no universo da governança de TI, tema que é um desdobramento do que compartilhamos aqui.