Consultoria em TI: 7 sinais de que a sua empresa precisa
Sua empresa investe em consultoria em TI? Sabia que esse serviço pode auxiliar no planejamento de projetos, nas tomadas de decisão e ainda no acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas na organização?
Pois é! Recorrendo à consultoria em TI, na certa as operações do seu negócio serão otimizadas de forma a impulsionar os resultados a serem alcançados.
Neste artigo, iremos te mostrar os principais sinais que uma empresa dá quando precisa desse serviço.
Mas antes explicaremos brevemente o que é uma consultoria em TI e como ela funciona. Quer saber se sua organização está precisando de uma consultoria em TI? Então, continue a leitura!
O que é consultoria em TI?
Podemos definir a consultoria em TI como a contratação de um profissional ou empresa especializada na área da tecnologia da informação para acompanhar e aconselhar a empresa contratante.
Esse aconselhamento é feito de maneira pedagógica, ou seja, o consultor não faz o trabalho no lugar da empresa, e sim a instrui sobre como melhorar suas práticas.
Dessa forma, eleva-se o padrão de qualidade da gestão dos serviços da companhia, minimizando os gargalos, diminuindo os custos operacionais e evitando retrabalhos.
Das vantagens da consultoria em TI, destacamos:
- Ela estuda o cenário atual e as necessidades específicas da empresa contratante e atua para alavancar os diferentes processos que a compõem;
- Sugere o sistema ideal para atender às demandas de determinada companhia;
- Acompanha e orienta toda a implementação dos softwares;
- Treina a equipe envolvida com o novo sistema;
- Oferece suporte para manutenção, de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.
Como funciona a consultoria em TI
Se você acredita que uma consultoria em TI seria benéfica para a sua empresa, o primeiro passo é identificar a necessidade (ou o problema) das próprias operações, e procurar no mercado por profissionais (ou prestadoras de serviços) com o know-how necessário.
Nessa procura, devem ser analisados: históricos de clientes, cases de sucesso, disponibilidade do consultor, além, obviamente, do orçamento.
É válido que se conste em contrato a periodicidade de visitas e reuniões com a prestadora, para que não haja frustrações futuras.
Fechado o contrato, o consultor deve fazer uma imersão na realidade do cliente, podendo inclusive ficar alocado na sede de trabalho da contratante.
Entendendo a situação do cliente e detalhando as reais necessidades e requisitos, a empresa contratada, então, propõe as soluções necessárias e começa o acompanhamento.
7 sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria em TI
Nos dias de hoje, a TI desempenha um papel para lá de especial na rotina das empresas, sendo indispensável à manutenção das operações, otimização do tempo e competitividade do negócio.
Confira 7 sinais de que seu empreendimento precisa de socorro!
Despreparo para enfrentar a guerra cibernética
Só em 2020, os registros de denúncias anônimas de crimes cibernéticos contabilizaram 156.692 casos, segundo dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.
Além de invasão de sistemas, roubo de dados e disseminação de malwares (software nocivo que tem como finalidade primordial roubar informações e causar algum dano), a interrupção de um negócio é alvo do cibercrime.
Para otimizar as operações e possibilitar mobilidade às tarefas, muitas empresas apostam no cloud computing.
O desafio é acessar uma estrutura corporativa on-line com segurança, afinal, sem uma política de acessos seguros, as senhas de usuários podem cair em mãos erradas.
Com isso, redes, sistemas e bancos de dados podem ser invadidos por cibercriminosos.
Para estar preparada para essa realidade, é interessante que sua empresa conte com um bom suporte de TI.
Queda na produtividade e na qualidade
A tecnologia evolui muito depressa (alô, Quarta Revolução Industrial!) e as operações da sua empresa precisam acompanhar esse avanço.
Dificilmente uma equipe interna de TI vai dar conta das demandas que surgem no dia a dia e analisar as melhores estratégias para impulsionar o negócio.
Uma consultoria em TI permite que a parte estratégica e a operacional caminhem juntas e consigam trazer resultados contínuos e mais consistentes para a empresa.
Dificuldade para acompanhar as novas tendências tecnológicas
As metodologias e tecnologias de TI se desenvolvem num piscar de olhos.
De repente, você percebe que sua empresa não consegue acompanhar essas tendências, correndo o risco de ficar defasada da concorrência.
A consultoria em TI novamente se mostra necessária, porque permite identificar a atual situação do negócio, compará-lo com o mercado e propor as melhores soluções para recuperar a competitividade perdida.
Falhas de planejamento
Planejar é fundamental para todos os setores de uma empresa, portanto, com o de TI não poderia ser diferente.
A equipe de TI precisa de um planejamento capaz de identificar pontos de melhorias, período de troca de equipamentos, manutenções, além de serviços de segurança de dados.
Uma equipe de consultoria externa pode trazer as melhores soluções, porque enxerga os problemas da empresa com um olhar de fora e mais especializado.
Altos custos operacionais
Sua empresa vem apresentando altos gastos operacionais e não consegue encontrar o que vem onerando o orçamento.
Uma consultoria em TI novamente se mostra oportuna, porque os profissionais envolvidos geralmente possuem a expertise necessária para identificar o que realmente é necessário para a empresa dar uma guinada.
Muitos recursos e softwares estão disponíveis gratuitamente na Internet, por exemplo.
Dessa forma, você não corre o risco de ter gastos desnecessários e terá os processos da companhia otimizados.
Dificuldade para implementar boas práticas
Geralmente, uma empresa perde força competitiva quando utiliza metodologias e tecnologias ultrapassadas. As equipes, então, deixam de gerar resultados satisfatórios.
Os gestores, em muitos casos, não conseguem visualizar esse tipo de problema.
Caso a empresa opte por uma consultoria externa, esse diagnóstico pode acontecer rapidamente e soluções interessantes podem vir para somar.
Inadequação à LGPD
Em setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados — Lei nº.13.709/2018 — entrou em vigor.
O objetivo primordial da lei é proteger informações de pessoas físicas tanto no ambiente on-line como off-line.
Por conta disso, se a sua empresa ainda não está em conformidade com a LGPD, é importante contar com uma consultoria em TI que já tenha experiência em lidar com segurança da informação, especialmente com os processos de captar, armazenar e analisar dados. Afinal, a LGPD exige que haja transparência na coleta e no uso de dados de clientes.
Esses são apenas alguns sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria em TI.
Ao longo dele, percebemos que os avanços tecnológicos exigem que as empresas mantenham suas equipes atualizadas, de forma a encarar a concorrência, além de acompanhar e se antecipar às tendências de mercado.
Ao contratar uma consultoria em TI, você terá um time mais que especializado para deixar sua empresa em vantagem competitiva. A Witec pode te ajudar nessa missão! Conheça nossos serviços.