Eventos onlines estão na moda e Lives viraram a febre do momento.

Sem dúvida, algumas plataformas online se tornaram a principal maneira com que empresas e pessoas se comunicam durante a fase atual de quarentena e confinamento prolongado.

As companhias têm um desafio ainda maior: adotar uma ferramenta que permita fazer transmissões online (o tal do StreamingLive ou Webinar) com segurança e dentro das políticas de Governança da Empresa.

Neste post vou demonstrar como agendar um evento online utilizando a poderosa ferramenta Microsoft Teams.

Live Event do Microsoft Teams está presente nos planos Office 365 E1, E3  e E5. Ele permite que os usuários agendem eventos online para até 10.000 participantes. Mais informações sobre limites AQUI.

Antes de iniciar o tutorial, vale lembrar quais são as principais diferenças de um Webinar (Live) e uma Vídeo Conferencia (Meeting).

Quando falamos em Vídeo Conferência ou Meeting, estamos falando de uma sala que pode conter até mesmo centenas de participantes. Ela tem moderação, mas todos participam ativamente na vídeo conferência. É possível ouvir, falar e compartilhar conteúdo, interagindo por chat e outros recursos sob supervisão do moderador.

Já quando falamos de Live Events, Live ou Webinar, estamos falando de centenas e milhares de pessoas.  É praticamente impossível fazer uma moderação com tantos participantes. Nesse caso, o principal recurso é o controle dos participantes para que eles possam assistir à apresentação com qualidade, além de fazer suas perguntas aos palestrantes e apresentadores em um ambiente moderado. Perguntas podem ser enviadas e respondidas no privado, ou publicada para todos os participantes.

Recursos de gravações, relatório de participantes, engajamento e transcrição das apresentações são recursos esperados das soluções, assim como em soluções de Webinar/Lives.

Segue um tutorial de como agendar seu primeiro Microsoft Teams Live Events.

Passo 1 – Ir ao calendário do Microsoft Teams

Passo 2 – Selecionar novo evento e escolher Live Event

Passo 3 – Preencher com dados do evento

 

Passo 4 – Configurar permissões e recursos do evento.

 

Passo 5 – Para iniciar o evento

 

Passo 6 – Preparar imagem dos palestrantes e o conteúdo que aparecerá na transmissão.

Passo 7 – Iniciar a transmissão e iniciar a utilização do quadro perguntas e respostas (Q&A)

Pronto! Sua transmissão já esta no ar. Lembre-se: para que a ferramenta suporte milhares de usuários, existe um delay em torno de 20 segundos entre a tela dos apresentadores e o que os participantes veem e escutam.

Agora você pode ver qual é a experiência de quem assiste:

E um participante utilizando no Browser Edge:

Participante assistindo diretamente no Browser Edge com perguntas e respostas – Q&A

Passo 8 – Para finalizar o Live Event deve ser clicado no Encerrar.

Lembrando que ao Encerrar o Evento, não será mais possível reiniciá-lo.

Passo 9 – Pós evento, os organizadores podem extrair informações importantes sobre o evento e sua audiência.

Também vale ressaltar que, durante a pandemia, a Microsoft liberou um aumento de participantes de 10.000 para 20.000, e o limite máximo de tempo do evento passou de 4 horas para 16 horas.

Espero que gostem do poderoso recurso Live Event do Microsoft Teams.

Até o próximo post.

Post Original: Cooperati – Marco Lagoa