Governança de TI: o que é e por que você precisa dela
Não dá para imaginar, nos dias de hoje, empresas que funcionem totalmente desconectadas das tecnologias, não é mesmo? E uma governança de TI de qualidade vem se mostrando imprescindível para o sucesso de qualquer organização.
Mas o que vem a ser governança de TI? Por que ela é tão importante? Como implementá-la em um negócio? Tudo e ainda mais você vai aprender hoje.
Quer ficar por dentro de todas essas questões, amigo leitor? Então, não deixe de ler este guia que preparamos especialmente para você!
O que é governança de TI?
A governança de TI diz respeito ao conjunto de práticas que organiza o setor tecnológico de uma empresa, integrando-o às outras áreas da companhia.
Sendo assim, podemos deduzir que a governança de TI é parte da administração corporativa.
Nesse sentido, o objetivo da governança de TI não é simplesmente criar técnicas voltadas à automação e digitalização de processos, mas também manter uma relação constante com outros setores da empresa, buscando sempre beneficiá-los.
O grande propósito da governança de TI é, portanto, integrar toda a empresa, potencializando os processos organizacionais e alinhando os objetivos do negócio.
Uma vez aplicados os princípios previstos na governança de TI, é possível, dentre outras ações:
- Garantir a segurança da informação;
- Controlar a rotina da empresa de forma mais eficiente;
- Tomar decisões de maneira mais resolutiva;
- Otimizar a utilização dos recursos humanos e técnicos do negócio;
- Impulsionar e aperfeiçoar o fluxo de produtividade da companhia.
Podemos dizer sem receio que o papel da governança de TI em um empreendimento vai muito além de um suporte para o negócio, representando uma frente indispensável ao desenvolvimento da organização e à vantagem competitiva no mercado.
Por que sua empresa precisa de uma boa governança de TI?
Vários fatores justificam a adoção de uma governança de TI em uma empresa. A partir de agora, iremos citar os principais deles:
Diferencial competitivo
Uma boa governança de TI permite, com o apoio de tecnologias, controlar as informações de uma empresa de forma clara e objetiva.
Ao monitorar e analisar esses dados, a empresa passa a tomar decisões com mais embasamento e, consequentemente, tende a conquistar uma presença cada vez mais significativa no mercado.
Clientes mais confiantes na marca
Todo site, aplicativo ou produto digital já apresentou alguma falha, não é verdade? Nem apps famosos e consolidados escapam disso.
Essas ocorrências são comuns de acontecer, porque diversas condições afetam a estabilidade e a aplicabilidade das ferramentas digitais.
No entanto, com as diretrizes de uma governança de TI, os sistemas passam a ser mais padronizados e estáveis.
Como consequência, os clientes e potenciais clientes da marca passam a ter mais confiança nela, tornando-se muitas vezes fiéis a ela.
Isso porque conseguem perceber que a tecnologia por trás do atendimento prestado pela empresa apresenta um bom desempenho, diminuindo eventuais riscos a que eles porventura poderiam se expor.
Fortalecimento da segurança de dados
Com a governança de TI, a adoção de um sistema que controla acessos suspeitos a servidores e softwares sensíveis acontece quase automaticamente.
Esse tipo de sistema possibilita detectar e rastrear possíveis invasões que podem levar ao vazamento de dados e, consequentemente, à interrupção das atividades da empresa.
Nem é preciso enumerar os prejuízos por trás de ocorrências desse tipo, não é?
Vale destacar que o controle dos incidentes referentes à segurança da informação é um exemplo significativo da atuação da governança de TI.
Isso porque esse controle representa a continuidade e a manutenção da reputação do empreendimento.
Recompensa do investimento
Entendemos que o investimento em governança de TI de fato compensa quando ele permite fortalecer a segurança dos dados do negócio, proporcionar um diferencial competitivo e tornar os clientes mais confiantes na marca.
Com base nas políticas de governança de TI, a empresa consegue enxergar quais times precisam ter um desempenho melhor e quais são inspiração para todo o staff.
Essa visão 360º é mais uma prova do valor da boa utilização das tecnologias em uma organização.
Melhor aproveitamento do tempo
Com um monitoramento eficiente da TI, é possível direcionar os esforços para demandas mais urgentes do negócio, atuando, portanto, no que realmente importa.
De quebra, a governança de TI age preventivamente na identificação de falhas no sistema, por exemplo. Isso evita que a empresa tenha prejuízos no reparo de incidentes, poupando-lhe tempo e dinheiro.
Dicas para implementar a governança de TI em um negócio
O primeiro passo para implementar a governança de TI na sua empresa é planejar. Esse planejamento deve abordar questões, como:
- O que a governança pode solucionar no negócio;
- Quais são as metas pensadas para ela;
- Como ela irá se relacionar com todos os setores da companhia.
Feito isso, é preciso partir para a ação. Abaixo, você confere algumas dicas valiosas para aplicar a governança de TI no seu empreendimento. Continue com a gente, hein?!
Mapeie os processos de TI utilizados na empresa
É fundamental fazer um levantamento dos processos atuais da empresa, porque esse mapeamento dá uma noção de como a implementação da governança poderá trazer resultados efetivos para o negócio.
Para complementar essa apuração, é importante reunir todos os setores que usam ativos de tecnologias em seus processos.
Esse envolvimento das áreas é imprescindível para identificar falhas operacionais e propor melhorias.
Defina quais serão as metodologias utilizadas
Existem alguns frameworks (metodologias) que facilitam a aplicação da governança de TI em uma empresa.
Um dos mais conhecidos é o ITIL — Information Technology Infrastructure Library.
Trata-se de um manual de boas práticas para gerenciamento de serviços TI, mas ele não corresponde a uma “receita de bolo”, que deve ser seguida à risca; ele é adaptável a diferentes contextos empresariais.
Estabeleça métricas e indicadores de desempenho
É importante frisar que: não se implementa a governança de TI em uma empresa do dia para a noite.
É preciso contar com sistemas de informação capazes de controlar processos, diretrizes e ativos de TI para que a aplicação da governança seja bem-sucedida.
Recorra aos KPIs — Key Performance Indicators (Indicadores de Desempenho) — para acompanhar todo o ciclo da implementação.
Por exemplo, imagine que 90% dos chamados abertos à equipe de TI tenham de ser atendidos em um prazo de 50 minutos.
Essa meta foi atingida satisfatoriamente? O que precisa ser melhorado? É preciso ajustar a implementação da governança conforme as necessidades do negócio.
E assim vamos finalizando este guia sobre governança de TI. Um tema que tem tudo a ver com o que foi abordado aqui é a gestão de ativos de TI. Fique por dentro desse assunto tão importante.