Governança de TI: o que é e por que você precisa dela

Não dá para imaginar, nos dias de hoje, empresas que funcionem totalmente desconectadas das tecnologias, não é mesmo? E uma governança de TI de qualidade vem se mostrando imprescindível para o sucesso de qualquer organização.

Mas o que vem a ser governança de TI? Por que ela é tão importante? Como implementá-la em um negócio? Tudo e ainda mais você vai aprender hoje. 

Quer ficar por dentro de todas essas questões, amigo leitor? Então, não deixe de ler este guia que preparamos especialmente para você!

O que é governança de TI?

A governança de TI diz respeito ao conjunto de práticas que organiza o setor tecnológico de uma empresa, integrando-o às outras áreas da companhia.

Sendo assim, podemos deduzir que a governança de TI é parte da administração corporativa. 

Nesse sentido, o objetivo da governança de TI não é simplesmente criar técnicas voltadas à automação e digitalização de processos, mas também manter uma relação constante com outros setores da empresa, buscando sempre beneficiá-los.

O grande propósito da governança de TI é, portanto, integrar toda a empresa, potencializando os processos organizacionais e alinhando os objetivos do negócio. 

Uma vez aplicados os princípios previstos na governança de TI, é possível, dentre outras ações:

  • Garantir a segurança da informação;
  • Controlar a rotina da empresa de forma mais eficiente;
  • Tomar decisões de maneira mais resolutiva;
  • Otimizar a utilização dos recursos humanos e técnicos do negócio;
  • Impulsionar e aperfeiçoar o fluxo de produtividade da companhia.

Podemos dizer sem receio que o papel da governança de TI em um empreendimento vai muito além de um suporte para o negócio, representando uma frente indispensável ao desenvolvimento da organização e à vantagem competitiva no mercado

Por que sua empresa precisa de uma boa governança de TI?

Vários fatores justificam a adoção de uma governança de TI em uma empresa. A partir de agora, iremos citar os principais deles:

Diferencial competitivo

Uma boa governança de TI permite, com o apoio de tecnologias, controlar as informações de uma empresa de forma clara e objetiva.

Ao monitorar e analisar esses dados, a empresa passa a tomar decisões com mais embasamento e, consequentemente, tende a conquistar uma presença cada vez mais significativa no mercado

Clientes mais confiantes na marca 

Todo site, aplicativo ou produto digital já apresentou alguma falha, não é verdade? Nem apps famosos e consolidados escapam disso. 

Essas ocorrências são comuns de acontecer, porque diversas condições afetam a estabilidade e a aplicabilidade das ferramentas digitais. 

No entanto, com as diretrizes de uma governança de TI, os sistemas passam a ser mais padronizados e estáveis

Como consequência, os clientes e potenciais clientes da marca passam a ter mais confiança nela, tornando-se muitas vezes fiéis a ela. 

Isso porque conseguem perceber que a tecnologia por trás do atendimento prestado pela empresa apresenta um bom desempenho, diminuindo eventuais riscos a que eles porventura poderiam se expor. 

Fortalecimento da segurança de dados

Com a governança de TI, a adoção de um sistema que controla acessos suspeitos a servidores e softwares sensíveis acontece quase automaticamente.  

Esse tipo de sistema possibilita detectar e rastrear possíveis invasões que podem levar ao vazamento de dados e, consequentemente, à interrupção das atividades da empresa.

Nem é preciso enumerar os prejuízos por trás de ocorrências desse tipo, não é?

Vale destacar que o controle dos incidentes referentes à segurança da informação é um exemplo significativo da atuação da governança de TI.

Isso porque esse controle representa a continuidade e a manutenção da reputação do empreendimento. 

Recompensa do investimento

Entendemos que o investimento em governança de TI de fato compensa quando ele permite fortalecer a segurança dos dados do negócio, proporcionar um diferencial competitivo e tornar os clientes mais confiantes na marca. 

Com base nas políticas de governança de TI, a empresa consegue enxergar quais times precisam ter um desempenho melhor e quais são inspiração para todo o staff

Essa visão 360º é mais uma prova do valor da boa utilização das tecnologias em uma organização. 

Melhor aproveitamento do tempo

Com um monitoramento eficiente da TI, é possível direcionar os esforços para demandas mais urgentes do negócio, atuando, portanto, no que realmente importa. 

De quebra, a governança de TI age preventivamente na identificação de falhas no sistema, por exemplo. Isso evita que a empresa tenha prejuízos no reparo de incidentes, poupando-lhe tempo e dinheiro. 

Dicas para implementar a governança de TI em um negócio

O primeiro passo para implementar a governança de TI na sua empresa é planejar. Esse planejamento deve abordar questões, como:

  • O que a governança pode solucionar no negócio;
  • Quais são as metas pensadas para ela;
  • Como ela irá se relacionar com todos os setores da companhia.

Feito isso, é preciso partir para a ação. Abaixo, você confere algumas dicas valiosas para aplicar a governança de TI no seu empreendimento. Continue com a gente, hein?!

Mapeie os processos de TI utilizados na empresa

É fundamental fazer um levantamento dos processos atuais da empresa, porque esse mapeamento dá uma noção de como a implementação da governança poderá trazer resultados efetivos para o negócio. 

Para complementar essa apuração, é importante reunir todos os setores que usam ativos de tecnologias em seus processos

Esse envolvimento das áreas é imprescindível para identificar falhas operacionais e propor melhorias

Defina quais serão as metodologias utilizadas

Existem alguns frameworks (metodologias) que facilitam a aplicação da governança de TI em uma empresa.

Um dos mais conhecidos é o ITIL — Information Technology Infrastructure Library

Trata-se de um manual de boas práticas para gerenciamento de serviços TI, mas ele não corresponde a uma “receita de bolo”, que deve ser seguida à risca; ele é adaptável a diferentes contextos empresariais. 

Estabeleça métricas e indicadores de desempenho

É importante frisar que: não se implementa a governança de TI em uma empresa do dia para a noite. 

É preciso contar com sistemas de informação capazes de controlar processos, diretrizes e ativos de TI para que a aplicação da governança seja bem-sucedida. 

Recorra aos KPIsKey Performance Indicators (Indicadores de Desempenho) — para acompanhar todo o ciclo da implementação. 

Por exemplo, imagine que 90% dos chamados abertos à equipe de TI tenham de ser atendidos em um prazo de 50 minutos. 

Essa meta foi atingida satisfatoriamente? O que precisa ser melhorado? É preciso ajustar a implementação da governança conforme as necessidades do negócio. 

E assim vamos finalizando este guia sobre governança de TI. Um tema que tem tudo a ver com o que foi abordado aqui é a gestão de ativos de TI. Fique por dentro desse assunto tão importante