Cloud computing e os segredos da computação em nuvem

Com o trabalho remoto cada vez mais comum e a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, a cloud computing vem se mostrando como uma necessidade primária nas empresas. 

E essa tecnologia não se limita ao mundo corporativo. Se você já compartilhou um arquivo no Google Drive e costuma ouvir música no Spotify, por exemplo, saiba que está desfrutando de algumas possibilidades da cloud computing

Neste guia, você vai ficar por dentro do conceito dessa tecnologia, de como ela funciona e de sua importância para as empresas. 

Não dá para perder esta leitura, hein? Continue por aqui com a gente, caro leitor! 

O que é cloud computing?

A cloud computing — em bom português, computação em nuvem — é uma tecnologia que permite utilizar recursos de TI via Internet

Se, em um passado não tão distante, a cloud computing era considerada uma tendência tecnológica, hoje ela corresponde a uma “lei”. 

Afinal, todos os anos, a computação em nuvem integra novas tecnologias, de forma a trazer soluções para as constantes demandas geradas pela sociedade moderna.

É graças à cloud computing que o trabalho à distância, no formato que conhecemos hoje, é possível.

Como a computação em nuvem funciona

Ao conceituarmos a computação em nuvem, é comum ficarmos confusos sobre a ideia do armazenamento na nuvem. Para sanar essa dúvida, vamos explicar o que de fato é a nuvem.

A nuvem corresponde a diversos datacenters espalhados pelo mundo, que armazenam os dados e permitem que eles sejam processados em servidores situados no Brasil, EUA, Japão e em qualquer lugar do globo terrestre. 

Vale destacar que esses dados geralmente possuem uma cópia de segurança em mais de um local. Assim, podemos acessá-los de diferentes lugares e por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel; basta para isso ter acesso à Internet. 

A cloud computing utiliza esse tipo de armazenamento, o que dispensa as empresas de montar uma infraestrutura de TI

É importante dizer que empresas de diferentes formatos, tamanhos e segmentos usam a nuvem para diferentes finalidades. As principais delas são:

  • Backup de dados;
  • Recuperação de desastres;
  • Disponibilidade de e-mail corporativo;
  • Desenvolvimento e testes de softwares;
  • Oferecimento de aplicativos aos clientes.

Benefícios da cloud computing às empresas

De cara, podemos afirmar que manter uma base de dados dentro da empresa exige muito empenho e alto custo, porque o circuito que alimenta esse centro de informações é bastante complexo. 

A nuvem surge, então, como uma ótima alternativa, na medida em que oferece aos usuários soluções mais econômicas e sem defasagem tecnológica

Veja, a partir de agora, como a computação em nuvem pode trazer vantagens às operações e aos resultados da sua empresa. 

Escalabilidade

Uma característica da cloud computing que merece destaque é a escalabilidade. 

Devido a essa propriedade, é possível atender, de forma bem ágil, as necessidades de automação apresentadas pelas organizações, dosando a quantidade de recursos oferecidos conforme as reais demandas do negócio. 

Se você tem um e-commerce, por exemplo, em períodos de pico de vendas, é possível aumentar prontamente o processamento e o armazenamento de dados da sua marca. 

Ou seja, a computação em nuvem permite ampliar ou reduzir o potencial dos servidores sem a necessidade de muito investimento com infraestrutura, equipamentos e pessoal. 

Esse comportamento se estende aos sistemas de gestão das companhias também. 

Isso porque a escalabilidade possibilita a inclusão de novas funcionalidades e novos usuários, sem a necessidade de investir em um novo sistema e, de quebra, mantém os recursos sempre atualizados. 

Melhor performance do time

Além de oferecer vantagens financeiras, a cloud computing automatiza diversos processos na empresa, disponibilizando soluções como análise de fluxos e backup.

Isso acaba impulsionando o rendimento da equipe, que passa a contar com tecnologias cada vez mais avançadas para trabalhar e, consequentemente, apresentar um desempenho melhor. 

A computação em nuvem permite ainda que o time de TI foque nas questões mais importantes do negócio, deixando a manutenção das demandas de infraestrutura por conta da equipe do fornecedor. 

Não custa reafirmar que, com a cloud computing, é possível ter acesso remotamente às informações da empresa. 

Por conta disso, o staff consegue operar os dados de qualquer lugar e utilizando diferentes dispositivos, como: desktops, laptops, smartphones, tablets etc. 

Recuperação de dados 

Hospedando os dados da sua empresa em um servidor na nuvem, a possibilidade de perda ou extravio de arquivos cai drasticamente

Isso se deve ao fato de esses documentos ficarem “guardados” em um ambiente fora da empresa e voltado especificamente para a preservação dessas informações. 

Em função disso, ameaças como acidentes com os computadores, roubo de dados ou qualquer outro evento que possa danificar a infraestrutura da empresa não irão comprometer os dados do negócio.

Afinal, a central que armazena essas informações não estará no espaço físico onde funciona a organização. 

A propósito, uma das grandes vantagens da computação em nuvem refere-se à independência geográfica proporcionada por ela. 

Além do mais, pelo fato de os dados não ficarem armazenados em apenas um lugar, há uma variedade de recursos que reforçam a proteção deles. 

Incentivo à sustentabilidade

Você consegue associar cloud computing à sustentabilidade? Dispensar o uso da energia elétrica que seria necessária à manutenção de um servidor próprio é um dos efeitos proporcionados pela computação em nuvem. 

Além disso, ao utilizar essa tecnologia, há uma tendência a reduzir a compra de equipamentos, o que diminui o lixo gerado pela organização.  

Redução de custos

A cloud computing possibilita que despesas fixas (e robustas) com datacenters e servidores próprios sejam substituídas por despesas variáveis — e restritas ao que de fato foi utilizado de serviço de TI.

Ao longo deste guia, pudemos perceber que, adotando a cloud computing, os processos da sua empresa (bem como sua gestão) serão otimizados, gerando resultados cada vez melhores. 

Os benefícios da computação em nuvem são globais: a produção acelera, os custos do negócio são reduzidos, a satisfação do cliente melhora e sua marca entra verdadeiramente no ciclo da transformação digital. 

Quer conhecer as melhores soluções de cloud computing? Então, fique ligado nas inovações oferecidas pela Witec e impulsione de uma vez por todas a sua empresa. Até a próxima!