Multicloud: os prós e contras de adotar essa tecnologia

A computação em nuvem já é realidade em muitas empresas no Brasil e no mundo. Entre as diferentes estratégias, o multicloud é uma das mais indicadas para reforçar a segurança e otimizar custos.

A sua empresa já é adepta de estratégias de armazenamento na nuvem? Hoje, investir nesse segmento é a chance de escalar a infraestrutura e se destacar no mercado.

Embora seja uma estratégia em ascensão e presente já em grandes empresas, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre os benefícios e as desvantagens do multicloud.

Neste artigo explicamos o que é a estratégia multicloud, como e quando a sua empresa deve implementá-la e se vale a pena adotar essa tecnologia. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é multicloud?

A tecnologia multicloud consiste na utilização de dois ou mais provedores de armazenamento na nuvem, sendo ambos da mesma categoria, pública ou privada.

Muitas vezes também conhecida como estratégia multicloud, esse recurso possibilita a otimização da infraestrutura da empresa, facilitando o gerenciamento de dados e recursos on-line.

Com a implementação do cloud computing e a necessidade de soluções mais inteligentes para a gestão de dados em empresas, o multicloud se destaca pela sua praticidade, segurança e redução de custos.

Qual a diferença da nuvem híbrida?

É comum confundirmos os dois termos, já que ambos utilizam diferentes recursos de armazenamento na nuvem. O que muda é como esses recursos são utilizados.

Enquanto o armazenamento multicloud precisa que os servidores sejam do mesmo tipo, público ou privado, a nuvem híbrida utiliza os dois tipos de nuvem.

Dessa forma, é possível otimizar os custos, definindo o que é mais sensível a vazamentos e danos, tendo prioridade e sendo armazenado na nuvem privada, enquanto o que é mais simples fica na nuvem pública.

Quando utilizar o multicloud?

O momento de escolha por implementar uma estratégia multicloud deve partir da análise das necessidades da empresa.

O mais indicado dessa estratégia é quando a empresa busca por escalabilidade. Ou seja, quando há a necessidade de crescimento, sem se preocupar com a quantidade de arquivos e recursos armazenados na nuvem.

A sua empresa também deve optar pelo multicloud quando:

  • Os provedores atuais não oferecem todos os recursos necessários em uma única contratação;
  • Se a empresa necessita investir em alta disponibilidade;
  • Se a dependência de um único provedor pode ser um problema.

Como implementar o multicloud?

A implementação correta do multicloud exige a atenção redobrada da equipe, analisando as necessidades e pesando prós e contras.

Para isso, é indispensável que a sua empresa tenha o suporte de profissionais especializados em cloud computing, capazes de enxergar quais são as melhores escolhas para essa estratégia.

Portanto, antes de adotar o multicloud como parte da sua estratégia, avalie os seguintes pontos:

  • Quais são as atuais demandas internas da empresa para os servidores em cloud e o quanto isso pode aumentar em pouco tempo?
  • Quais são as principais falhas do provedor atual e também seus pontos positivos?
  • A empresa tem a infraestrutura e profissionais para gerenciar diferentes nuvens em simultâneo?

Vantagens e desvantagens do multicloud

A estratégia multicloud pode oferecer diversos benefícios para as empresas, mas alguns desafios também precisam de atenção para que o recurso seja utilizado corretamente.

Entre os prós e contras, podemos listar alguns pontos-chave para a implementação do multicloud.

Vantagens

Os principais benefícios do multicloud são:

  • Segurança de dados: a segurança é um dos pontos mais fortes para empresas que adotam o multicloud. Quando a estratégia utiliza o sistema de nuvens privadas, diminui drasticamente os riscos de vazamentos e corrompimento de dados;
  • Flexibilidade na utilização de recursos: o multicloud permite que a empresa escolha individualmente pelos recursos que são prioritários para o seu funcionamento, trazendo flexibilidade de escolha e de recursos, além da otimização de investimento;
  • Diminuição de gastos: ao definir quais recursos serão utilizados, é possível escolher por provedores que ofereçam os melhores custo-benefícios, otimizando o investimento e reduzindo os custos com recursos que não serão utilizados ou que estão acima do valor;
  • Otimização da infraestrutura: o multicloud permite que novos recursos sejam incorporados à infraestrutura de TI da empresa, escalonando a capacidade de armazenamento e oferecendo mais soluções inteligentes;
  • Integração de serviços: embora não seja um requisito obrigatório dessa estratégia, como ocorre na nuvem híbrida, a integração de serviços é, sim, possível com o multicloud. Ao realizar a integração, é mais fácil manter os dados sincronizados;
  • Recuperação de desastres: ao utilizar diferentes fontes de armazenamento, é possível definir uma estratégia eficiente de recuperação de desastres, com sistemas automatizados de backup e sincronização de informações em tempo real;
  • Maior poder de negociação: com a possibilidade de escolher diferentes provedores, é mais fácil negociar valores e condições, otimizando o gerenciamento de custos e recursos;
  • Menor latência: é indicado que parte dos servidores estejam geograficamente próximos da empresa. Com isso, é possível reduzir a latência, oferecendo mais velocidade de navegação e acesso aos dados para os usuários;
  • Aumento do ROI: um dos maiores atrativos do multicloud é a sua otimização de custos, o que proporcionalmente aumenta a taxa de Retorno Sobre o Investimento (ROI), que calcula o que foi investido e quais retornos foram obtidos;
  • Cumprimento da legislação: a LGPD exige que um bom sistema de segurança de dados esteja estabelecido em empresas que utilizam dados sensíveis. Nesses casos, o multicloud atende às necessidades de segurança da informação, respeitando as normas legais.

Desvantagens

Os maiores desafios da implementação multicloud são:

  • Dificuldade na capacitação da equipe: embora seja uma estratégia cada vez mais presente nas empresas, ainda há um déficit de profissionais capacitados. Uma das soluções pode ser a contratação terceirizada de profissionais especializados;
  • Gerenciamento complexo: o gerenciamento na nuvem requer muita atenção dos profissionais, e o multicloud necessita de ainda mais atenção, já que são provedores diferentes, com recursos e sistemas divergentes;
  • Maior carga na equipe de TI: se a empresa já tem uma equipe de TI para atender necessidades internas, a implementação do multicloud pode sobrecarregar as funções desses profissionais. Para isso, a contratação de uma empresa terceirizada também pode ser uma boa alternativa;
  • Cálculo de custos mais complicado: para saber se o multicloud realmente vale a pena, é necessário ter um olhar mais cuidadoso ao calcular seus custos. Essa é uma tarefa mais complexa, mas que pode compensar pela economia dos investimentos.

Vale a pena implementar o multicloud?

A estratégia multicloud tem mais benefícios na sua implementação do que pontos negativos, reforçando a sua importância para as empresas.

Porém, todo o processo deve ser feito com cuidado, escolhendo os melhores recursos, provedores e profissionais para lidar com a implementação.

Além dos desafios que citamos acima, escolher os melhores provedores é um dos pontos mais difíceis do multicloud, já que é necessário medir os pontos fortes de cada um, comparar custos e vantagens da contratação.

Para te ajudar a escolher os melhores provedores, temos um guia completo com dicas sobre o que são os provedores em nuvem e como escolher os melhores para a sua empresa. Leia na íntegra: Provedores de serviços em nuvem: o que é e como escolher?