O que é automação e por que sua empresa precisa dela

Abandonar tarefas muito repetitivas e exercer mais a criatividade no trabalho. Será que essa transformação é possível? Entendendo o que é automação, perceberemos que sim.

Quer saber por que a sua empresa precisa da automação para se modernizar e alcançar resultados cada vez mais incríveis? Então, este artigo é para você!

Para começo de conversa, iremos explicar o que é automação. Vamos lá? 

Afinal, o que é automação?

A automação diz respeito à aplicação de tecnologias, técnicas e ferramentas digitais de maneira a simplificar e otimizar processos, aumentando, assim, a eficiência de um empreendimento. 

Um dos principais propósitos da automação é substituir atividades manuais por mecanismos automáticos baseados especialmente em recursos da informática. 

Isso é possível por meio da integração de diferentes tecnologias com o ambiente e o dia a dia profissional.

E quais seriam os principais exemplos dessas tecnologias? Softwares, principalmente ERPs, aplicativos que auxiliam na gestão de tarefas, além de plataformas virtuais. 

Vale lembrar que a automação não só facilita e aprimora o trabalho de colaboradores que trabalham na parte operacional de uma empresa, mas também contribui para as atividades de líderes e gestores

Ao explicar o que é automação, é importante destacar que ela traz benefícios para praticamente todas as atividades de uma organização, não importando o porte nem seu segmento de atuação.  

Com a automação, os métodos de trabalhos passam a ser simplificados, reduzindo a necessidade de atividades maçantes e manuais. Como consequência, o erro humano diminui também.

Pelo fato de a automação otimizar as tarefas em uma empresa, ela acaba reduzindo os custos operacionais.

Isso porque, adotando as soluções mais apropriadas para o seu negócio, evitam-se gastos com retrabalho, por exemplo. 

Ao definir o que é automação, devemos nos lembrar de que a ideia é deixar tarefas do cotidiano por conta dos softwares, de forma que a equipe consiga se dedicar às demandas estratégicas da empresa. 

Em tempos de transformação digital, a automação torna-se quase um sinônimo de “inovação”, uma vez que ela substitui métodos de trabalho ultrapassados por outros mais eficientes e que dependem menos da interferência humana. 

Por que sua empresa deve usar a automação?

Ao explicarmos o que é automação no tópico anterior, já demos um “spoiler” do quanto ela pode beneficiar a sua empresa, não é verdade?

Mas, a partir de agora, iremos reforçar a importância de usar a automação no seu empreendimento. 

Contribui para a escalabilidade do negócio

Antes de mais nada, vale lembrar que a escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de aumentar sua fatia no mercado — e consequentemente seu faturamento — sem que os custos cresçam na mesma proporção. 

E há várias maneiras de a tecnologia contribuir para a escalabilidade de uma empresa. 

Um software de gestão empresarial, por exemplo, impulsiona as atividades da organização, como o controle de custos, o gerenciamento de recursos humanos, além de centralizar os dados do negócio. 

Com essas informações concretas da organização, as tomadas de decisão tendem a ser mais acertadas. 

Isso é fundamental para a escalabilidade, na medida em que é preciso se apoiar em dados confiáveis para promover mudanças e fechar novos investimentos

Além do mais, com processos mais dinâmicos, os custos operacionais acabam caindo e torna-se possível adotar diferentes modelos de negócio, como um varejo físico integrado a um e-commerce, por exemplo. 

Com a modernização de processos, a demanda por mão de obra também cai. Afinal, diversas atividades são automatizadas, tornando o operacional da empresa mais simples e econômico. 

Isso faz com o negócio aumente sua atuação sem que haja a necessidade de um aumento correspondente de colaboradores. 

Ajuda a padronizar as tarefas

Os processos da sua empresa não seguem um padrão? Saiba que a automação pode resolver essa questão. 

Quando as operações de uma organização acontecem de forma manual, pode haver discrepâncias na execução das tarefas, o que prejudica a manutenção do padrão de processos. 

Por outro lado, com a automação, a padronização do trabalho acontece naturalmente e a ocorrência de erros humanos diminui consideravelmente

Outra contribuição da automação para uma empresa diz respeito a ela reduzir o tempo de execução de tarefas. 

Isso porque a mão de obra humana, ainda que em partes, é substituída por equipamentos e sistemas

Dessa forma, o staff consegue aumentar a produtividade, porque desempenha seus papéis de um jeito potencializado, não tendo que se dedicar tanto às demandas operacionais.  

Torna o atendimento ao cliente mais eficiente

Não importa o tamanho nem a área de atuação da sua empresa. Fato é que oferecer um bom atendimento ao cliente é um dos pontos-chave do sucesso de qualquer negócio. 

E a automação vem para somar quando a questão é a experiência do cliente

Uma organização que disponibiliza um atendimento automatizado mostra ao público consumidor que está engajada nas mudanças e na evolução tecnológica. 

++ Leia mais: https://deskmanager.com.br/blog/atendimento-digital/

Os principais benefícios da automação para o atendimento ao cliente são:

  • A interação com o cliente em tempo real, sem a necessidade de nenhum intermediário;
  • Linha de frente do atendimento integrada ao back office da empresa, o que facilita o acesso a dados importantes, assim como a coleta e o armazenamento dessas informações;
  • Com as operações (ou parte delas) automatizadas, os colaboradores passam a ter mais tempo para oferecer um atendimento encantador aos clientes;
  • Visão 360º de como acontece todo o processo de atendimento ao cliente, o que permite enxergar pontos de melhoria e, consequentemente, promove uma otimização constante na relação com o público;
  • Eliminação de filas de espera e de demora para executar o atendimento;
  • Atendimento em tempo integral, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias da semana, é outra condição proporcionada pela automação;
  • Suporte por diferentes canais — WhatsApp, telefone, chat, e-mail etc. Isso é possível graças à automação, e os diversos perfis de clientes gostam de ter essas opções de atendimento.

Uma empresa que entrega um atendimento encantador consegue garantir a satisfação, e de quebra, a fidelização do cliente

Gostou do artigo? Que tal aplicar o conteúdo que abordamos aqui na sua empresa? 

Entendido o que é automação e a importância de utilizá-la nas empresas, é hora de partir para a ação e modernizar de vez o seu negócio. Conheça a Roboo e saiba como ela pode te ajudar nessa missão.

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