O GSTI ou gerenciamento de serviços de TI corresponde a toda a gestão de custos, pessoas, processos, imagem e riscos operacionais relacionados à área de TI.

Além disso, ele também compreende o foco na qualidade e na superação do nível de serviço que é acordado com o cliente no momento do fechamento de um contrato.

Por isso, podemos dizer que o GSTI tem a missão de administrar um ambiente de TI de acordo com as diretrizes do que foi acordado entre as partes envolvidas.

Quando os gestores de TI da empresa lidam com diversas demandas e acumulam tarefas, é natural a busca de ajuda externa para o desenvolvimento desse gerenciamento de serviços de TI.

Nesse sentido, é possível contar com uma equipe especializada e capacitada para desenvolver projetos tecnológicos desde os mais abrangentes até os mais específicos.

Isso porque pode ser que a sua empresa precise de auxílio em um aspecto específico ou em muitos processos da área de TI.

A operação e os investimentos em TI precisam ser mantidos em conformidade com as necessidades do negócio e com foco na eficiência operacional. Daí a necessidade de investir no GSTI.

Além da eficiência na área, ele também possibilita a redução de custos, o aumento da qualidade junto aos clientes e a competitividade em relação ao mercado.

Por essas razões, nos próximos tópicos, vamos discorrer sobre as principais demandas que um serviço de GSTI pode ajudar a solucionar.

Ao analisar se o seu negócio seria beneficiado com uma ou mais das possibilidades que iremos apresentar, você saberá se ele precisa de auxílio em GSTI.

Então, continue a leitura e entenda melhor as frentes de atuação desse tipo de serviço.

Como a GSTI pode ajudar?

Muitas vezes, ao contar com o auxílio no que diz respeito ao GSTI, as empresas identificam diversas oportunidades de melhoria, de aumento da produtividade e de redução dos custos.

Basta lembrar que o GSTI envolve o planejamento, a execução e o monitoramento de todos os serviços ligados à tecnologia da informação para compreender o quão ampla pode ser sua atuação.

Como sabemos, após a transformação digital, o departamento de TI passou a ter uma atuação muito mais estratégica dentro das empresas, perpassando os processos de todos os demais setores.

Daí a importância de promover um bom gerenciamento nesta área, de modo a melhorar constantemente a eficiência das pessoas, processos e tecnologias.

Vamos ver, em seguida, alguns serviços que podem compor as suas demandas relacionadas à gestão de serviços de TI. Confira!

Projeto e consultoria para maximizar a performance do Data Center

O data center pode ser considerado o principal componente de uma infraestrutura de TI e, por isso, é fundamental evitar falhas capazes de impactar a produtividade do negócio.

Isso envolve não apenas a eficiência e a agilidade no armazenamento e no tratamento dos dados, mas também a proteção das informações e as inovações em termos de conectividade.

Se você acredita que o seu negócio precisa melhorar neste quesito, você pode contar com uma consultoria com vistas ao desenvolvimento de um projeto de maximização da performance do seu data center.

Diagnóstico e apresentação de plano de melhoria

Se você não sabe exatamente onde o seu negócio precisa melhorar no que diz respeito ao gerenciamento de serviços de TI, mas tem a consciência de que as melhorias devem ser um processo contínuo, o GSTI também pode te ajudar.

Uma equipe especializada pode avaliar a situação da empresa e apresentar um plano de melhorias focado e personalizado de acordo com os seus objetivos.

Redução de custos

A redução de custos é um objetivo de quase todos os gestores e, muitas vezes, é possível identificar, através de uma análise minuciosa, investimentos que podem ser reduzidos, cortados ou redirecionados.

Isso vai representar uma grande economia de recursos para o negócio, favorecendo sua saúde financeira.

Ainda que a busca pela redução de custos não seja o foco principal do seu projeto de GSTI, certamente ela será uma das consequências finais de um bom gerenciamento de serviços de TI.

Análise organizacional da área de TI

O GSTI também pode estar voltado para a compreensão dos seus referenciais estratégicos da área de TI.

Sendo assim, uma análise organizacional desta área pode possibilitar um alinhamento entre os processos, práticas, objetivos e estratégias.

Cabeamento de rede

A comunicação é uma palavra-chave quando o assunto é infraestrutura de TI. Nesse contexto, é preciso contar com os padrões adequados e com uma estrutura de cabeamento de alta qualidade.

Pode não parecer, mas um bom cabeamento traz diversos benefícios imediatos a uma empresa, como a facilidade de manutenção e a organização do ambiente.

Rede Wireless corporativa

O GSTI também pode cuidar da definição e otimização da rede Wireless de uma empresa, proporcionando benefícios como o dinamismo, a segurança e a escalabilidade.

Além disso, uma rede de fácil configuração e implantação vai facilitar o desenvolvimento dos processos corporativos de forma eficaz e aumentar a visibilidade e a rastreabilidade das aplicações e dos protocolos utilizados.

Telefonia IP

A telefonia IP possibilita a realização de ligações sem a necessidade de utilização de uma linha telefônica e é um recurso promissor dentro de uma infraestrutura de TI.

Essa implementação é mais uma das possibilidades de atuação do GSTI no sentido de melhorar a comunicabilidade dentro da empresa e entre ela e seus parceiros e clientes.

Monitoramento digital

O monitoramento é uma maneira de transformar impressões em dados concretos, possibilitando o redirecionamento das ações e a tomada de decisões mais assertivas.

Seja em termos de performance da infraestrutura, seja em termos de acompanhamento das ações e reações dos seus clientes, o monitoramento é um fator essencial quando se pensa em GSTI.

Controle de acesso

O gerenciamento de serviços de TI de um negócio implica na necessidade de um controle minucioso de acesso.

Ou seja, não adianta contar com a melhor infraestrutura e com a melhor estratégia, se os acessos não forem liberados somente para os colaboradores realmente envolvidos em determinada tarefa.

Sem esse cuidado, toda a segurança da informação fica comprometida.

Segurança da informação

Tanto por conta da legislação vigente quanto em razão da necessidade de conquista de credibilidade junto aos clientes, a segurança da informação deve ser sempre uma prioridade.

E é claro que essa também é uma preocupação concernente ao GSTI. Um bom gerenciamento de serviços de TI vai permitir o aprimoramento constante dos recursos e estratégias de segurança.

Você pode, inclusive, contratar um serviço focado especialmente nesta área, que vem ganhando cada vez mais notabilidade.

Gestão de incidentes de TI

Um gerenciamento de serviços de TI de alta performance poderá diminuir consideravelmente os incidentes nessa área e preparar o negócio para lidar com os imprevistos remanescentes.

Se você quer saber mais sobre gestão de incidentes de TI para priorizá-la ao contratar uma solução de GSTI, leia nosso artigo sobre o assunto. Até o próximo conteúdo!